Regeneração (Novo nascimento)

(Ministrado na classe de batismo da Comunidade Graça e Paz)

Vamos acompanhar um diálogo interessante (Jo 3,1-8 “E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus… Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo… Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?”). De qual nascimento Jesus estava falando com Nicodemos?Quando passamos pelas águas do batismo atendendo uma ordenança identificamos com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus, portanto o batismo é o símbolo de um novo nascimento (Rm 6,3-4 “Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte. Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova”).

Vamos lembrar que o batismo cristão não salva, não lava pecados e não é complemento da salvação. O batismo é um testemunho público que está sendo assumida por quem esta sendo batizado uma nova vida (novo nascimento) em Cristo Jesus.

Imersão = simboliza o sepultamento com Cristo

Emersão = simboliza a ressurreição com Cristo

Temos que ter consciência que após sairmos das águas saímos também para uma nova vida, morre a antiga vida (velho homem e sua condição separada de Deus) e nasce para uma nova (aceito por Deus mediante a confissão de fé na obra salvadora de Cristo Jesus), este sim um novo nascimento. (Rm 6,6-8 “Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado. Pois quem morre fica livre do poder do pecado. Se já morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele”) (Rm 6,10-12 “A sua morte foi uma morte para o pecado e valeu de uma vez por todas. E a vida que ele vive agora é uma vida para Deus. Assim também vocês devem se considerar mortos para o pecado; mas, por estarem unidos com Cristo Jesus, devem se considerar vivos para Deus. Portanto, não deixem que o pecado domine o corpo mortal de vocês e faça com que vocês obedeçam aos desejos pecaminosos da natureza humana”).

O novo nascimento é uma mensagem que chama as pessoas ao arrependimento. Arrependimento não é remorso, é mudança de atitude ! (At 2,38 “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo…”).  A mensagem do novo nascimento é desafiadora e transformadora. (Rm 12,2 “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual {seja} a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”).

Deus não faz uma obra parcial, Ele não faz retoques em nossa vida. Quantos jovens que foram viciados em drogas mas agora estão libertos, se tornaram novas criaturas em Cristo. Quantas pessoas egoístas que se transformaram ao fazer de Jesus o centro de suas vidas, sai o egoísmo e no lugar vem o amor, por que Deus é amor. Os que elas fizeram ? Deram a Jesus uma chance de transformá-las em pessoas totalmente novas.

Deus deseja o melhor para você, pela ação de Sua Palavra e Seu Espírito. Ele efetua o novo nascimento naqueles que têm um coração sincero (Sl 51,10 “Ó Deus, cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto”), além disto os nascidos de novo ganham a capacidade de vencer o mundo (1Jo 5,4 “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”).

Graça e Paz.

Anúncios

Sobre marcospoorman

O objetivo deste blog é edificar os irmãos em Cristo através de uma coletânea de mensagens escritas durante minha caminhada cristã.
Esse post foi publicado em Mensagens. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s