Dia 31 de Outubro, Halloween ou reforma protestante ?

O dia 31 de outubro muitos de nós (principalmente em função dos nossos filhos) ficamos preocupados com a festa do dia das bruxas, halloween ou como nossos eficientes legisladores definiram o dia do saci. Além disso, muitos dos pregadores tem ocupado preciosas horas em seus púlpitos para este tema.

Lamentavelmente será que esquecemos (ou sabemos) que nesta mesma data é comemorado o dia da reforma protestante? Completa-se neste 31 de outubro 494 anos em que Martinho Lutero pregou suas 95 teses.

Perguntou neste sábado o Prof. Rodrigo Marcelino: “Quem escutou durante a sua caminhada cristã cinco sermões seguidos sobre os cinco solas da reforma ?” Cinco o quê?

Os cinco solas são frases latinas com princípios fundamentais que surgiram durante a reforma protestante em contradição com o ensinamento da igreja da época. A palavra latina “sola” significa “somente” em Português.[1]

Solus Christus – Somente Cristo
A nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória de Cristo. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai.

Sola Scriptura – Somente a escritura
A Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.

Sola Gratia – Somente a graça
Na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual.

Sola Fide – Somente a fé
A justificação é somente pela graça e por intermédio da fé em Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus.

Soli Deo Gloria – Glória somente a Deus
Como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente.

Uma frase me impactou este ano. Passou desapercebida por muitos durante o jantar dos casais em Sarzedo, neste noite quem estava trazendo a mensagem era o Pr. Ary Lopes Junior da Igreja Graciosa Paz: “Não devemos preocupar com o mundo ímpio, mas sim, preocuparmos com a multiplicação dos justos”.

Quem sabe, num futuro próximo deixemos de nos preocupar com a festa do dia das bruxas e preocupemos em lembrar os princípios na nossa fé cristã.

Graça e Paz.

Ref.:
[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_solas
[2] http://www.monergismo.com/textos/cinco_solas/cinco_solas_reforma_erosao.htm 
Anúncios

Sobre marcospoorman

O objetivo deste blog é edificar os irmãos em Cristo através de uma coletânea de mensagens escritas durante minha caminhada cristã.
Esse post foi publicado em Reflexões e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s