A profundidade da dor ….

dor-almaHá certas situações na vida que lembramos de Davi quando na sua percepção declara que está sofrendo na alma, ou sua alma anda tribulada. “Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida …” [1]  Sabemos que a dor da alma é muito mais profunda e resistente do que a tristeza. Muitas vezes alguns de seus sintomas aparecem: melancolia, desânimo, sentimento de culpa, sensação de inutilidade, chegando ao ponto do desinteresse pela vida. Certa vez, um psiquiatra, propôs uma imagem bastante sugestiva para descrever este sofrimento: “Para se ter uma ideia do que é, tente entender o desconforto de várias noites sem dormir misturado à dor causada pela perda de um parente querido, depois imagine a sensação de que esse torpor nunca mais vai acabar.”

É uma dor que fica mesmo quando o problema vai embora. Algo profundo. Numa visão tricotômica (corpo, alma e espírito) fico imaginando que esta dor encontra-se no limite, na última camada da alma, quase na divisão do espírito. Por mais que a medicina moderna conheça e ajude em alguns tratamentos (penso, as partes rasas), na infinitude desta profundidade, Deus, somente Deus e a sua grandeza consegue chegar, trabalhar e curar.

Reconhecer isto me faz lembrar de Charles Haddon Spurgeon: “Gosto do arado profundo”, neste pensamento, também Davi reconhecia que somente o arado profundo podia mudar a sua situação. Rogo a Deus, neste instante.

ref.: [1] Sl 42,6

Anúncios

Sobre marcospoorman

O objetivo deste blog é edificar os irmãos em Cristo através de uma coletânea de mensagens escritas durante minha caminhada cristã.
Esse post foi publicado em Reflexões e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s