Uma fábula de Esopo

lobo_em_pele_de_cordeiroConta assim uma fábula atribuída a Esopo[1]: “Uma lebre encontrou com a raposa da qual só conhecia a fama. Perguntou: Na verdade ganhas mesmo muitas coisas ou tu as tens porque teu nome é raposa? Responde esta: Para tirar as dúvidas vem à minha casa onde vou servir um almoço. Quando entrou na toca da raposa, verificou tarde demais que ela, lebre, era o almoço! A própria lebre conclui: Na minha desgraça, finalmente descobri que a fama da raposa não vem do mérito, mas da astúcia.”

Assim como na fábula, muitas vezes arriscamos demais, vamos ao limite, lembrando um irmão em Cristo, saímos do passeio, equilibramos no meio-fio e logo estamos caminhando no meio da rua.

Segundo o dicionário, temos os seguintes sinônimos para astuto: esperto, sagaz, inteligente, ardil (com artimanha), que prepara uma cilada ou emboscada, embuste (mentiroso), enganoso, engenhoso, estrategista, fraudulento, logro (que consegue o que quer), manhoso.

Saímos muitas vezes a buscar respostas. Respostas as nossas curiosidades, aquilo que nossos ouvidos gostam de ouvir, respostas aos nossos instintos ou desejos. Quando encontramos, estamos na mesma situação da lebre da fábula, em um “beco sem saída” ou em “uma sinuca de bico”.

Podemos substituir a raposa da fábula, pelo lobo, e a lebre pela ovelha. O lobo (raposa) continua o mesmo, sempre rondou os rebanhos (ovelhas). Só um pequeno detalhe: Não gastou a raposa força para levar sua presa até a sua mesa, ela foi caminhando sozinha. Aí é que mora o perigo. Lembrando alguns textos bíblicos:

Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! -diz o SENHOR. Portanto, assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o SENHOR.” Jr 23,1-2

Os seus cabeças dão as sentenças por suborno, os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá” Mq 3,11

Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores” Mt 7,15

O ladrão vem somente para matar, roubar e destruir” Jo 10,10

Boa reflexão.

[1] Esopo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esopo e http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1bulas_de_Esopo
Anúncios

Sobre marcospoorman

O objetivo deste blog é edificar os irmãos em Cristo através de uma coletânea de mensagens escritas durante minha caminhada cristã.
Esse post foi publicado em Reflexões e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s